Hoje, 26 de junho, Gilberto Gil completa 81 anos. O mestre consagrado da música brasileira tem tido seus aniversários desse 2021 datados e registrados por um motivo muito especial: a reunião de toda família para a turnê “Nós A Gente” que pela primeira vez contou com a participação de todos os filhos e netos do músico.
A turnê começou pela Alemanha há exato um ano e tem duas séries na Prime Video que retratam o acontecimento: a série ‘Em casa com os Gil’ que mostra a preparação para a turnê, escolha de repertório e momentos da família junto a Gilberto no sítio da família. A segunda série, que é uma continuação, é a série ‘Viajando com os Gil’ que estreia dia 30 de junho e eu tive o prazer de assisti-la antecipadamente.
Foram 15 shows em 10 países durante 36 dias, a única viagem de avião foi do Brasil para a Europa e o voo da volta, de resto, toda a viagem foi feita ou de barco ou de ônibus com Gilberto Gil, sua esposa Flora, 7 filhos, 12 netos, uma bisneta, mais a equipe de staff da turnê e a equipe de produção da Prime Vídeo capitaneada por Andrucha Waddington. Totalizando 40 pessoas.
Na coletiva de imprensa realizada semana passada, boa parte da família se fez presente e comentou sobre a experiência imersiva dos Gil. Foi perguntado para eles de diversas formas como foi a vivência da turnê, desde show favorito, a perrengues, etc. Todos concordaram e apontaram que a presença das crianças deu um frescor a turnê, os pequenos: Nino, Sereno, Pina, Roma, Dom e Sol de Maria estiveram no palco e nos bastidores e fazendo parte desse ecossistema musical familiar. É interessante apontar que Dom, filho de Bem, reclamou durante a turnê que a presença das crianças na frente da percussão durante os shows o atrapalhava a se concentrar, porque os primos brincam demais e fazem bagunça no palco, apesar da pouca idade, ele foi ouvido, respeitado e teve o pedido atendido no show seguinte. A maturidade musical de todos os membros da família assusta positivamente.
Pontos que ficaram de fora da série, mas valem a pena serem mencionados, é que após o fim da turnê com a família, Gilberto Gil ainda ficou na Inglaterra para realizar shows da turnê “Gil in Concert” que havia sido cancelada em razão da pandemia. É de uma delicadeza, força e respeito muito admiráveis assistir como todos os membros da família estão ali pelo patriarca, sobre tudo a discussão e debate, mas a palavra final sempre será dele. Desde decidir que o neto Bento tocaria sim ao lado dele uma música especial no show, mesmo que inicialmente ele não quisesse, a dar bronca em quem quisesse interferir na decisão do outro sobre qual passeio escolher: visitação de apiário ou passeio de rafting.
Dentre tantas adversidades, cansaço, distância de casa, e estar no seio da família, o mais importante mostrado na série é o amor pela música de Gilberto Gil, que é pai, avó, marido e bisavô, e como tudo isso se mistura de maneira harmoniosa, caótica e bonita durante os milhares de quilômetros percorridos. Os convido a assistir ‘Viajando com os Gil’, na Prime Video, disponível dia 30 de junho. Comemoremos e celebremos um dos maiores seres humanos da história, e finalizo com uma frase dele que sintetiza tudo isso:
– Eu viajo pra cuidar do Palco.