O Festival Turá fez sua estreia em Porto Alegre, reunindo 20 mil pessoas em um fim de semana cheio de brasilidade, música e encontros. O evento celebrou a pluralidade do Brasil com apresentações de artistas como Caetano Veloso, Emicida, Baco Exu do Blues, Fresno, Pitty, Alceu Valença, Duda Beat, Marina Sena e Papas da Língua.
O festival marcou a reabertura do icônico Anfiteatro Pôr do Sol, um espaço histórico que não recebia o público desde 2019. A localização foi um dos destaques, com uma estrutura elogiada pela fácil circulação e diversos espaços para o público aproveitar, como praça de alimentação, estandes de marcas parceiras e áreas de descanso.
Durante os dois dias de evento, o público aproveitou mais de 14 horas ininterruptas de música, com estilos que variaram entre samba, rock, pop e hip-hop. O Turá também destacou a responsabilidade social, arrecadando 7 toneladas de alimentos não perecíveis por meio da categoria de ingresso solidário.
O festival promoveu ações sustentáveis e foi acessível e inclusivo, contando com recursos para pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual. Além disso, firmou uma parceria com a Livre de Assédio para garantir um ambiente seguro e livre de discriminação.
O evento contou com campanhas de doações, acessibilidade e responsabilidade ambiental. O Turá, que já tinha edições em São Paulo, marca sua expansão pelo Brasil e se consolida como um dos eventos mais aguardados no calendário musical brasileiro. A expectativa é que o festival tenha vindo para ficar, atendendo às expectativas do público, artistas e organizadores.
O Turá em Porto Alegre teve realização da T4F em parceria com a Maia Entretenimento, apresentação da Hering, o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Colgate Plax, Mike’s e Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial e Nivea como protetor solar oficial. As rádios 102.3 e Atlântida foram media partners.