Para celebrar os seus 40 anos, o Rock in Rio apresenta o Rock in History, uma experiência imersiva sobre a história do festival.
Criada em parceria com a TIM e a Eletromidia, o Rock in History é uma experiência imersiva de realidade aumentada que tomará conta das ruas do Rio de Janeiro, funcionando como um museu interativo a céu aberto.
A iniciativa espalhará 40 histórias do festival em pontos digitais e interativos da cidade e oferecerá cinco formatos diferentes de conteúdos imersivos, sendo eles: objetivos 3D gigantes; informações e curiosidades; portais virtuais para novos universos digitais; filtros e áudios exclusivos; e cenários virtuais ideais para capturar fotos.
Além da experiência, as 180 primeiras pessoas que encontrarem todas as ativações, ganham um par de ingressos para o Rock in Rio 2024.
O que é o Rock in History?
O Rock in History é uma ativação gratuita que conta com três etapas, que devem ser concluídas até o festival, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de Setembro.
A fase inicial, chamada Azul, começa nesta Quinta-Feira (16), com os cinco primeiro pontos interativos da ação e contará com 40 pontos ao final.
Onde estão localizados os pontos interativos da primeira fase?
- Porto Maravilha: onde é possível encontrar imagens virtuais das hashtags instagramáveis #Acreditar, #Sonhar, #Juntos, #Paz, da edição de 2022.
- Barra e em Copacabana: onde o público encontra uma foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock de 1985.
- Aterro do Flamengo: conta com a representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival.
- Praia de Copacabana: com fogos de artifício tocando a música-tema do festival.
- Lagoa Rodrigo de Freitas: conta com uma interação com holofotes digitais que representam o título do Rock in Rio de ser o primeiro festival a iluminar a plateia.
Como participar do Rock in History?
Basta baixar o app do Rock in Rio disponível para IOS e Android, acessar o menu do Rock in History e localizar as memórias espalhadas pela cidade.
Para ativar a experiência é só escanear os QR Codes das instalações que estarão nos pontos da ação. Em seguida o participante será direcionado para uma página que contará a relação e a história por trás do Rock in Rio com aquele lugar.
Ao final, surge na tela um distintivo em formato de uma palheta de guitarra virtual, referente ao local em que foi encontrado. Os distintivos coletados irão diretamente para carteira virtual no aplicativo oficial do Rock in Rio e servirão para o que o participante desbloqueei novas fases e ganhe recompensas. Já os pontos aparecerão na aba “Expo 40” do aplicativo.
Aqueles que conseguirem passar pelas três fases cada uma das três fases, azul, preta e dourada, coletando os distintivos de todas as experiências poderão retirar uma paleta física correspondente àquela etapa nas lojas TIM participantes da ação.
Os clientes TIM terão vantagem no jogo: um distintivo “coringa” em cada fase, que permite completar o ciclo de forma mais rápida.
Além disso, unidades da TIM de todo o Brasil receberão uma ativação de realidade aumentada, que trará informações e curiosidades do Rock in Rio.
Vale ressaltar que a primeira fase já começou e você não vai querer ficar de fora dessa nova experiência!