A Parada do Orgulho LGBT+ está mais uma vez marcando o mês do orgulho em São Paulo, chegando à sua 27ª edição. O evento, que é considerado um dos mais famosos e maiores do mundo, será realizado na principal avenida da capital, a Avenida Paulista, no próximo domingo (11), a partir das 10 horas. A equipe do Vou de Grade foi convidada para conferir em primeira mão as novidades que o comitê organizacional da Parada tem preparado para esta edição, que promete movimentar São Paulo.
O tema escolhido é “Políticas Sociais para LGBT+ – Queremos por inteiro, e não pela metade” e foi divulgado com um manifesto, dando foco às pessoas que enfrentam situações de rua, a falta de empregos e a exclusão social.
Confira o manifesto em vídeo criado pela Agenda Fome:
A mesa da coletiva contava com representantes das marcas que patrocinam esta edição e puderam falar sobre o trabalho das empresas neste processo de diversidade, como contratação de pessoas LGBTs, cursos de especialização e ajuda para retificação de nome para pessoas trans no evento que antecipa a parada: a Feira da Diversidade. A Feira da Diversidade ocorre no Memorial da América Latina, com ingressos gratuitos na plataforma Sympla, clique aqui para conferir.
Após disto, cada empresa foi anunciando seus artistas contratados para comandar seus trios que irão dominar a avenida. O nome que chama mais atenção, claro, é de Pabllo Vittar que estará representando o trio da Amstel mais uma vez e também de Grag Queen e Urias, ambas que levarão toda sua energia para o trio da Terra, patrocinadora e veículo oficial da Parada de São Paulo deste ano.
Confira toda a programação abaixo, organizada pela ordem dos trios elétricos:
Trio 1 – Abertura – Organizações de Paradas do Orgulho LGBT+ do Brasil – Juan Guiã, Paulo Pringles
Trio 2 – Famílias LGBT+
Trio 3 – Prefeitura I – Artistas: Aristela
Trio 4 – Prefeitura II – Artista: Megam Scott
Trio 5 – Prefeitura III – Artista: Márcia Pantera
Trio 6 – HIV/AIDS – Artistas: Xênia Star, Luh Marinatti, Lorran Ciriaco
Trio 7 – Pessoas Aliadas – Artista:Filipe Catto
Trio 8 – Rede de Orgulho – Artista: Kauan Russell
Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Microsoft – Artistas: Brunelli, Juan Nym, Dj Zuba
Trio 10 – Lésbicas – Artistas: Ana Dutra e Laura Finochiaro
Trio 11 – Patrocinador Amstel – Artistas: Pabllo Vittar, Salete Campari, Dj Transalien
Trio 12 – Gays – Artistas: Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido
Trio 13 – Patrocinador VIVO – Artistas: Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink
Trio 14 – Bi+ – Artistas: PC, MC Soffia e Litta
Trio 15 – Patrocinador Mercado Livre e L’Oreal Groupe – Artistas: Majur, Thiago Pantaleão, Siga Bem Caminheira e Cris Negrini.
Trio 16 – Travesti/Trans – Artistas: Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz
Trio 17 – Patrocinador: TERRA – Artistas: Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling
Trio 18 – Patrocinador: Sminorff – Artistas: Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo
Acessibilidade foi um dos assuntos comentados, e a novidade preparada foi que terá pisos elevados de descanso na avenida para os PCDs se encontrarem e também cordeamento exclusivo para poderem acompanhar a marcha.

Leo Aquila deu um ótimo discurso referente ao apoio LGBT+ com a própria comunidade, lembrou de momentos de sua vida onde passou apuros e deixou a mensagem para as empresas também se lembrarem das pessoas LGBTs fora do mês do orgulho. Representando a secretaria dos Direitos Humanos, Soninha Francine, deu um discurso sobre o apoio político dos governador e atual prefeito de São Paulo, acompanhada da presidente Claudia Garcia e o vice-diretor Renato Vicerbo.

Confira todo o manifesto do tema da Parada de 2023 clicando aqui.
SERVIÇO – Feira da Diversidade & 27º edição da Parada LGBT+
Local: Memorial da América & Avenida Paulista – São Paulo
Horário: 10 horas.
Classificação: Livre
Valores: Gratuito
Mais informações no site oficial da Parada SP.