O próximo Cinefesta, na terça-feira (1/8), na icônica laje da Casa de Todas as Tribos da Fundição Progresso, será palco da exibição do documentário “O samba é meu dom”. O filme, resultado do trabalho da equipe do cineasta Cristiano Abud entre os anos de 2009 e 2012, mergulha na trajetória do músico Wilson das Neves (1936-2017), considerado o maior baterista de samba do século 20.
Com depoimentos do próprio Wilson e entrevistas de artistas renomados como Chico Buarque, Elza Soares, Paulo César Pinheiro e Aluisio Machado, a produção revela a genialidade e a importância de Das Neves para a música brasileira.
O baterista foi parte fundamental de discos aclamados da MPB e acompanhou grandes nomes da música nacional, incluindo Elizeth Cardoso e Chico Buarque. Sua brilhante carreira de mais de 50 anos e mais de 600 gravações o consagrou como um dos maiores do país. Além disso, foi indicado ao Grammy Latino e destacou-se como intérprete do samba.
O projeto do documentário, idealizado por Alexandre Segundo, produtor mineiro que trabalhou com Das Neves em seus últimos anos, teve vida também no álbum póstumo “Senzala e Favela”. O disco, lançado pelo selo musical Fundisom em parceria com a Fundição Progresso, homenageia o sambista com a participação de parceiros e amigos.
A Fundição Progresso mais uma vez celebra a cultura e a música brasileira com a exibição do documentário “O samba é meu dom”, uma oportunidade para mergulhar na rica história de um dos maiores talentos musicais do Brasil.
Ficha Técnica:
O Samba é Meu Dom
1h 20min / Documentário
Direção: Cristiano Abud
Roteiro Felipe Hutter
Elenco: Wilson das Neves, Chico Buarque de Hollanda, Aluisio Machado
Título original: O Samba É Meu Dom
Classificação: Livre
Serviço:
Local: Terraço do Mezanino
Endereço: R. dos Arcos, 24 – a 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20230-060
19h – Abertura da casa
19h30 – Projeção do Filme
Ingressos:
R$ 15 (meia-entrada // meia-entrada solidária)
R$ 30 (inteira)
Sobre a Fundição Progresso:
A Fundição Progresso é um dos principais palcos musicais do Rio de Janeiro, que recebe os shows mais incríveis do Brasil! A Fundição também é Centro Cultural e uma grande escola de artes e cultura que incentiva cada vez mais a pesquisa, o estudo das expressões artísticas e realiza projetos socioculturais e de impulso para a indústria do showbiz.