Pabllo Vittar, após lançar seu álbum “NOITADA” no início de Fevereiro deste ano, traz agora a continuação do álbum intitulado “AFTER”. O novo álbum não traz músicas inéditas, mas sim uma reinterpretação das músicas do trabalho anterior, realizada por produtores e artistas independentes. O objetivo é dar novos ares às faixas e garantir que a energia da noitada nunca acabe.
O álbum original, que tinha uma duração de 22 minutos, agora ganha uma extensão. Pabllo colabora com artistas independentes e apoiadores da cena LGBTQIA+ para inserir novas produções e demonstrar todo o seu talento, surpreendendo os fãs com a continuação da noitada prometida pela drag queen. Como figura central da noite e alguém que a abraça, “AFTER” proporciona uma experiência musical envolvente e verdadeiramente única, marcando mais um sucesso inegável em sua carreira.
A CAPA
A capa do álbum foi criada pelo talentoso Gabriel Renné, que também assinou a capa do primeiro álbum de Pabllo, “NOITADA”. Renné mais uma vez surpreende com uma capa belíssima e completamente colorida. O fotógrafo é conhecido por disponibilizar seus ensaios em qualidade 4K e tem sido responsável por fotografar as recentes turnês da drag queen ao redor do mundo.
O processo da capa de AFTER a gente quis brincar muito com um pouco daquilo do que fomos explorando no NOITADA da Pabllo como se tivesse saído de uma festa, e a gente quis trazer isso só que com uma substância com cores, por isso que tem muita cor como se uma coisa não se misturasse em outra e que junto virassem outra, como se tornasse algo com continuidade e não houvesse uma composição exata
Gabriel Renné para o VOU DE GRADE.
A contracapa está perfeitamente alinhada com a capa frontal do álbum, ampliando o conceito proposto pelo fotógrafo e proporcionando uma harmonia de iluminação, como é comum nos “AFTERs” após festas prolongadas. Além disso, com a divulgação dos layouts criados por Renné, várias montagens foram feitas, envolvendo tanto os artistas quanto os fãs, explorando o conceito do álbum. Isso gerou um marketing orgânico extremamente impactante e memorável.
Por isso a capa não tem fim, se você fosse colocar numa escala contínua assim, você pode perceber que a foto da capa traz uma coisa que está por vir, que traz outra coisa que está por vir, não falando apenas dos projetos da Pabllo, mas falando sobre as possibilidades deste visual que foi explorado, se a gente misturasse tudo aquilo que foi apresentado como elemento visual, nunca sairia a mesma coisa, nós queriamos brincar com estas substâncias.
Gabriel Renné para o VOU DE GRADE.
REVIEW
Convidamos os artistas e produtores a compartilharem suas experiências na produção e como receberam o convite para participar do projeto. O álbum conta com 10 faixas e tem uma duração de aproximadamente 37 minutos, tornando-se um dos trabalhos mais extensos da carreira de Pabllo Vittar.
AMEIANOITE
O álbum começa com a faixa “AMEIANOITE”, que apresenta a colaboração com Gloria Groove. O remix foi desenvolvido pela DJ CLEMENTAUM, que recentemente teve um mash-up tocado na Renaissance World Tour de Beyoncé, proporcionando um novo e energético sentimento à música principal do álbum “Noitada”. Além disso, não podemos deixar de mencionar os versos inovadores da cantora Siamese, que adicionam uma nova narrativa à canção e trazem uma sensação envolvente de participação em uma história em andamento. É como magia, é encantamento, é algo verdadeiramente singular.
Quando a Clementaum me chamou eu fiquei muito ansiosa e animada, AMEIANOITE já era minha música preferida do NOITADA e agora eu estava tendo a oportunidade de entrar para o Remix. Eles me deixaram bem livre para escrever meu verso, isso foi maravilhoso porque eu queria escrever algo que fosse de encontro com o que a Pabllo e a Glória trazem em seus versos, mas também trazer toda minha personalidade e lírica, para que quando a pessoa ouvisse entrasse no meu universo. É um sonho realizado participar dessa música, sempre tive o desejo de ter uma música com a PV e a GG , artistas que me inspiram e isso aconteceu de uma vez só. Sou uma artista independente, travesti e preta, e hoje estou colaborando com as maiores Drags do mundo, isso é surreal. Sou muito grata a Clementaum por me convidar para entrar no remix e à Pabllo Vittar por olhar com carinho para cena incrível underground que está acontecendo em todo BR e trazer de forma tão generosa para o AFTER.
Siamese para o VOU DE GRADE.
DESCONTROLADA
Em “Descontrolada” já era de se esperar uma potência grandiosa da canção que acompanha MC Carol como colaboradora, mas o remix do Cyberkills inserindo um áudio da Pabllo referente ao seu set, demonstra que o After não foi uma escolha aleatória de uma equipe, e sim da própria a dedo, que ela escuta e admira o trabalho.
Nos inspiramos no funk eletrônico para não perder a essência da música original, porém com o nosso proprio estilo de produção. Descontrolada original já era agressiva e o nosso intuito era elevar isso. Nossa meta era fazer um remix longo depois das criticas que a Pabllo teve com musicas curtas. Tivemos a ideia de homenagear Jup-Me que removida das plataformas e vimos no remix uma oportunidade de reviver a canção. Tudo foi feito de forma totalmente colaborativa, sempre trocávamos ideias de beat e letra no whatsapp até termos o resultado final.
Cyberkills para o VOU DE GRADE.
Jup do Bairro assume a faixa com paixão, incorporando versos repletos de duplos sentidos e referências do mundo pop, o que torna a música divertida e carregada de uma dose ampla de sensualidade, algo que somente ela poderia trazer de maneira tão clara e poderosa. É surpreendente como essa faixa se transformou em algo notável.
Estive na festa de lançamento de NOITADA a convite da Pabllo e foi lá que ela pediu pra que eu escolhesse qual faixa eu gostaria de assumir pro disco de remix (contanto que não fosse Penetra pois já estava encaminhada). Escolhi Descontrolada por ser uma faixa que gosto muito e por conta da presença de MC Carol, achei que seria divertido pela letra e as comparações que fazem entre nós duas. Meses depois recebi o convite para o The Town e surtei. Depois surtei novamente em saber que Liniker também estaria, é praticamente um encontro de comadres.
Jup do Bairro para o VOU DE GRADE.
Jup do Bairro se apresenta também no The Town ao lado de Liniker e Pabllo no dia 10 de Setembro, no palco The One.
CALMA AMIGA
Calma Amiga já era incrível, porém houve muitas reclamações dos fãs por ter duração muito curta. DJ Ramemes, ao lado de DJ Tonias, atendeu os pedidos e fizeram o EXTENDED REMIX que dura 3 minutos.
Os produtores Maffalda e Zebu, que são os que fazem a maioria das músicas da Pabllo, me chamou para ir no estudio deles pois já me conheciam do Soundcloud das “doideiras” que eu postava, ai o dia que eu fui em tocar em São Paulo, eles aproveitaram e falaram para eu ir no estudio deles. Ai chegando lá, pediram para eu mostrar músicas minhas que eu não havia postado e eles gostaram e pegaram pra eles e depois inseriram as vozes da Pabllo nele
DJ Ramemes para o VOU DE GRADE.
Ramemes e Tonias inserem mais tempo dos áudios entre Pabllo Vittar e Anitta, e também dá para ouvir samples das faixas de Ramemes como “SEXO COMPLETO”, o que torna o remix completamente divertido e dançante.
BALINHA DE CORAÇÃO
Quando achávamos que a participação da Anitta já era impactante, Mc Naninha chega para provar que estávamos enganados. A funkeira traz versos explosivos e a produção do remix é assinada pelo DJ PZZS, que transforma a música em uma espécie de videogame com diferentes fases. A faixa começa de maneira lúdica, com toques de xilofone que remetem a uma atmosfera brincalhona, e logo em seguida explode em uma batida que é simplesmente impossível de resistir. É como sentir a energia frenética de uma pista de dança, onde o único desejo é viver intensamente e se divertir ao máximo.
KAOSDEADO
Com sua contribuição ao “KAOS”, a DJ Milian Dolla traz um novo universo à faixa “CADEADO”, apresentando uma produção que carrega sua assinatura única. Na construção da música, Milian optou por usar apenas os vocais de Pabllo, transformando-a em uma espécie de show à parte. A duração da faixa foi estendida para 4 minutos e 38 segundos, quase 2 minutos a mais que a versão original.
A DJ cria uma produção experimental que varia desde momentos caóticos até momentos de calmaria. Essa jornada sonora dá a sensação de que a canção está realmente chegando ao seu fim, imitando também a atmosfera de uma festa quando você percebe que o dia está amanhecendo lá fora.
Eu e a Pabllo somos bem amigas há muitos anos e já trabalhamos inúmeras vezes, lá atrás a acompanhei sendo sua DJ em alguns shows e já estivemos envolvidas em muita coisa juntas desde sempre. E é óbvio que nesses bons anos de amizade já vivemos altas aventuras e afters kaóticos, onde a gente vivia muita coisa numa noite só, tudo ao mesmo, muita informação, troca de música toda hora, aquele peteco doido que é muito nosso jeitinho, misturando sonoridades mil e ninguém entendendo nada e a gente só se divertindo (risos). Dai quando rolou o convite pra fazer o remix de cadeado, a minha brisa foi criar exatamente uma trilha sonora que ilustrasse esse compilado de memórias de afters cheios de “kaos” vividos. Uma trilha que transmitisse aquele mix de sentimentos, sensações e barulhos, que do nada você tá numa frequência e de repente é levado pra outra, causa estranheza mas mesmo assim tá lá curtindo porque after bom é after que você sai de lá sem entender nada e isso é lindo. Mas pras que não são do after, eu recomendaria kaosdeado como trilha sonora pike pra fazer um treinão de cardio com moments de calmaria pra depois dar aquele subidão de novo até quase cair a pressão de tão endorfinada e depois rebolar se sentido gostosa ate enfim relaxar e não entender nada do que rolou. that’s the feeling e taca stream na guapeta!
MILIAN DOLLA para o VOU DE GRADE
DERRETIDA
Talvez tenha sido a faixa mais aguardada pelos fãs, especialmente após o anúncio nas redes sociais. A dupla Irmãs de Pau, conhecida por seu grande sucesso “SHAMBARALAI”, foi convidada juntamente com o produtor e DJ Brunoso para trazerem todo o vogue do mandelão para o remix. E o resultado? Simplesmente extraordinário.
Os versos entrelaçados de Ismã e Vita Pereira estão repletos de referências às cantoras e se mesclam de forma harmoniosa com as novas batidas criadas por Brunoso. Depois do trabalho anterior intitulado “Medley do Submundo”, é evidente como as cantoras e o produtor formam uma equipe excepcional, e “Derretida” foi, sem dúvida, um grande acerto.
“Derretida Remix” foi um convite inesperado, ficamos muito surpresas na hora e até inseguras em participar de um projeto da pabllo, mas ela foi um amor de pessoa, deixou a gente muito tranquilas e livres pra criar em cima da faixa “Derretida”. Nosso trabalho estuda os ritmos perifericos e pra essa música a gente quis valorizar o funk e o vogue, BRUNOSO assinou o beat e a gente chegou com as rimas. Estamos muito felizes com o resultado, amamos e pabllo e foi um sonho realizado, sem dúvidas.
IRMÃS DE PAU para o VOU DE GRADE
PENETRA
Com a colaboração do cantor O Kannalha, o remix da faixa ficou a cargo do DJ Pedro Sampaio, que também contribuiu com novos versos para a canção. A produção de Pedro orienta a música para uma direção mais eletrônica e dançante, tornando-a a música principal do álbum para fins de divulgação, inclusive com um videoclipe gravado. No entanto, entre todas as produções do álbum, essa não se destaca por ser semelhante aos trabalhos recentes de Pedro.
APETITOSA
A música já contava com Mc Tchelinho e DJ Tonias, porém a adição de Frimes com versos sensuais e a nova produção do DJ S4TAN gerou um techno sensacional e uma resposta da cantora com Mc Tchelinho bem divertida durante a música, os gemidos no fundo, a voz de Frimes, a sintonia entre a produção de S4TAN com a cantora, o resultado ficou apetitoso e muito surpreendente.
Já faz um tempinho que produzo remixes das músicas da Pabllo, porque sou completamente apaixonado pelo som dela, porém sempre de forma independente e para os meus próprios canais no Youtube e Soundcloud. Há 3 meses, dei uma entrevista para um portal de conteúdo pop, respondendo em uma das questões que seria um sonho produzir algum remix oficialmente para a Pabllo. A entrevista foi ao ar, eles marcaram a PV e em menos de 1 hora, ela me seguiu. Só no follow eu já estava feliz e imaginava que ficaria por aí mesmo, mas alguns dias depois o produtor dela, Rodrigo Gorky, o qual eu já tive o prazer de entrevistar e encontrar em alguns eventos, me mandou uma mensagem perguntando se eu queria participar do álbum de remixes do Noitada. Minha alma saiu e na mesma hora topei, ainda mais pela junção que seria com a Frimes, alguém que amo tanto o trabalho quanto pessoa.
DJ S4TAN para o VOU DE GRADE.
Nós ficamos super livres criativamente e de cara eu já imaginei que seria interessante transformar a música em um batidão de techno com inserções de funk, virando um trance no final, a Frimes amou e tudo fluiu super rápido, com o beat ficando pronto em 2/3 dias. De imediato quando enviamos rolou aprovação da equipe e aqui estamos muito animados com esse lançamento.
CULPA DO CUPIDO
FOI CULPA DE QUEM? A transformação da faixa em uma experiência totalmente eletrizante é mérito de EPX e DELCU. A energia que a música transmite é como estar em meio a uma festa onde tudo está acontecendo ao mesmo tempo. É um momento de pura animação, onde você dança sem se preocupar com o amanhã, desfrutando de drinks, deixando a música levar você e sentindo a batida vibrante que faz você sair do chão. A faixa original era mais curta e com a nova produção, a extensão do tempo se torna evidente, sendo um grande acerto por parte dos produtores.
AFTER
A Pabllo questiona: “Qual é o AFTER da vez?” e o Filipe Guerra responde com um remix incrível da faixa, pedindo para que a festa nunca acabe.
“O convite do remix surgiu durante um dos nossos encontros nos camarins e bastidores de eventos que participamos juntos, Pabllo me falou sobre esse projeto do álbum de remixes e me convidou para participar da música “After”. Fiquei bastante emocionado, pois além de saber que ela me acompanha há muito tempo, eu também sou um grande admirador e comemoro cada conquista em sua carreira. Ela traz visibilidade para outros artistas LGBTQ+ mostrarem seu trabalho, ao lado da força e relevância que Pabllo tem no mercado global, com sua representatividade. Ela é uma artista grandiosa que impacta toda uma geração.”
DJ Filipe Guerra para o VOU DE GRADE.
Os sons de apito, a batida tribal em pleno andamento e a vontade de pegar o leque mais próximo e continuar até que não haja amanhã. É como se você não quisesse considerar o que virá depois, porque o presente está simplesmente incrível. A faixa título realmente destaca o potencial grandioso do produtor, sendo uma representação marcante desse talento.
Levei para o álbum a minha identidade de produção e do Tribal House atual, uma mistura de Dance Music, sons africanos e pop. O Tribal House Brasileiro é um segmento da House Music que faz sucesso em importantes festivais e festas no cenário LGBTQ+ mundial.
DJ Filipe Guerra para o VOU DE GRADE.
O álbum mais uma vez reforça Pabllo Vittar como um ícone e uma significativa força de representatividade LGBTQIA+ não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Ela possui uma compreensão clara de seus objetivos e sabe como transformar suas ideias em algo altamente atrativo. Embora pudesse ter sido apenas mais um álbum de remixes, ele se expandiu para se tornar algo muito maior, efetivamente continuando o que havia sido estabelecido com “NOITADA”.
Os dois álbuns se conectam, possuindo uma química única e momentos distintos onde a mesma música pode ser apresentada com variações na produção, evocando diferentes sentimentos. Isso cria uma atmosfera envolvente e demonstra uma abordagem criativa por parte de Pabllo e sua equipe. A seleção cuidadosa dos produtores e artistas para apoiar esse trabalho demonstra uma visão apurada e uma habilidade notável em identificar talento. Juntos, eles colaboram para criar uma experiência sonora que é uma verdadeira celebração da criatividade e da produção musical de alta qualidade.