Gênero clássico americano surgiu no sul do país na década de 1920. Nos últimos anos, nomes como Luke Combs, Morgan Wallen, Jelly Roll trouxeram o gênero novamente ao topo
O country vem colecionando fãs há mais de 100 anos, o estilo que nasceu no sul dos EUA, misturava canções populares com melodias irlandesas e baladas tradicionais inglesas. Com a adição de alguns instrumentos trazidos por imigrantes europeus, o gênero ganhou muita popularidade na década de 1940.
Nos últimos anos, alguns artistas tem colocado o gênero em destaque, alcançando bons lugares na Billboard e arrastando multidões para shows e festivais. Com ajuda da internet, músicas viralizando no TikTok e grandes nomes da música pop “migrando” para o country, o gênero voltou a ser mais popular do que nunca.
Alcançando um nível de popularidade mainstream e poder financeiro não visto em décadas, o gênero vem atraindo olhares da indústria da música. Grandes empresários já estão vivendo em Nashville, a capital da música country, atrás de músicos promissores do gênero.
Um dos motivos apontados pelos pesquisadores, é que os ouvintes de country são mais lentos em adotar novas tecnologias (streaming, por exemplo), ficando para trás de 3 até 5 anos. Ao todo, a música country teve um aumento de 22% no número de ouvintes em relação ao ano passado.
Assim como entre 2016 e 2020, quando os ouvintes mais jovens consumiam hip-hop, músicas dos rappers Drake, Megan Thee Stallion, Travis Scott e Lil Uzi Vert eram impulsionadas para o topo das paradas, agora é a vez do country receber o devido reconhecimento.
Morgan Wallen teve o álbum mais vendido de 2021 e 2023, deixando para trás divas do pop como Taylor Swift e Beyoncé. O sucesso e popularidade do gênero fez com que diversos artistas lançassem álbuns nessa vertente. Beyoncé lançou em março o COWBOY CARTER, sucessor do aclamado RENAISSANCE.
Outro grande nome da música que mergulhará no country é Post Malone. Nessa sexta-feira, dia 16/08, o rapper lançará o seu sexto álbum de estúdio, o F-1 Trillion. Álbum que já trouxe grandes hits como “I Had Some Help” feat Morgan Wallen, “Pour Me A Drink” feat Blake Shelton e “Guy For That” feat Luke Combs. Todas as músicas lançadas até então possuem parceria com grandes nomes do gênero.
MGK, anteriormente conhecido por Machine Gun Kelly, também está flertando com o gênero e lançou uma música em parceria com Jerry Roll. Veja abaixo a apresentação no festival Harley-Davidson Homecoming, que aconteceu em julho na cidade de Milwaukee:
Essa nova geração de artistas tem abraçado o country e criando novos sub gêneros. Numa pegada mais rock, temos HARDY, que lançou o ótimo álbum Quit!!. Collins Obinna Chibueze, conhecido pelo pseudônimo Shaaboozey, traz um country com influências do hip-hop da Virgínia (EUA) e colocou seu single “A Bar Song (Tipsy)” nas posições mais altas do Reino Unido por 3 semanas.
Dasha é outra cantora que está aproveitando os holofotes apontados para o country. Emplacou seu hit “Austin” no TOP 10 UK por 2 meses. Outro nome para ficar de olho é o americano nascido no Japão, Zach Bryan. Músico talentoso com uma discografia de apenas 4 álbum, lançou seu último single “Better Days” com participação de John Mayer.