O tradicional PRIO Festival de Inverno do Rio neste ano aconteceu entre os dias 14 e 23 de julho na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O VOU DE GRADE esteve presente nos dias 22 e 23 de julho pudemos experimentar a forma em que um verdadeiro festival de música deve acontecer. Partindo desde o primeiro momento em que chegamos ao local, este sendo de fácil acesso, até o momento em que fomos embora. Com variadas opções gastronômicas, diversos tipos de bebidas (alcóolicas ou não), lugares para sentar e relaxar, shows começando no horário divulgado e, não podemos deixar de esquecer das incríveis opções de entretenimento e diversão, com lounges de beleza, tatuagem temporária, videogames de realidade aumentada, máquinas papel picado com direito a brindes da Vivo e muito mais.
Os shows do festival foram transmitidos ao vivo pelo Canal Brasil e gratuitamente no Globoplay, permitindo que todos em casa pudessem viver essa experiência. Falando em acessibilidade, pudemos testemunhar que em todos os shows um intérprete de libras ficava em cima do palco, no canto direito, traduzindo tanto as letras das músicas, quanto as palavras que os artistas falavam enquanto conversavam com o público.
SÁBADO, 22/07
No sábado, 22 de julho, a banda Bala Desejo abriu a noite com muita bossa nova. O estilo tropicalista com influências de indie pop e MPB encantou o público, a banda mostrou o motivo de todo o sucesso conquistado em tão pouco tempo de existência – a formação aconteceu em 2021. Zé Ibarra, Julia Mestre, Dora Morelenbaum e Lucas Nunes criaram uma atmosfera diferenciada, representando a exata energia em que os quatro integrantes exalam ao apresentar suas músicas, com emoção, delicadeza e força ao mesmo tempo.
Assista aqui um resumo do show do Bala Desejo.
Em seguida foi a vez de Seu Jorge brilhar no palco do Festival de Inverno do Rio. O show foi marcado por uma setlist inteira de grandes sucessos da MPB e soul. O público cantou alto todas as músicas, mas algumas específicas merecem destaque, como “É Isso Aí“, parceria com Ana Carolina, “Mina do Condomínio” e Carolina“. Seu Jorge surpreendeu com um cover de “Chega de Saudade“, canção originalmente escrita por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, neste momento o público abraçou o momento e cantaram todos juntos, formando um lindo coro.
O cantor preparou outra surpresa para o Festival de Inverno do Rio, ele levou Pedrinho ao palco, um jovem de apenas 16 anos que sabe tocar cavaquinho desde os 4 anos de idade – juntos apresentaram o hit “Ela é Amiga da Minha Mulher“. Seu Jorge surpreendeu o público ao cantar “Everybody Loves The Sunshine” do cantor Roy Ayers Ubiquity. Ele comentou sobre essa música ser uma das inspirações para ele se tornar cantor. Além disso, Seu Jorge se emocionou enquanto cantava e dedicou a música “É Isso Aí” para as pessoas que estavam trabalhando no evento, agradeceu por todos estes e falou sobre os dois anos da pandemia do covid-19 e sobre a importância de ter os shows de volta depois daquele tempo em que não estavam acontecendo.
Assista aqui um resumo do show do Seu Jorge.
Para encerrar o sábado, Natiruts chegou para coroar a noite maravilhosa com muito reggae e energia positiva. Era notável a alegria do público ao cantar sorrindo suas músicas. Tinha de tudo, grupos de amigos celebrando juntos, casais agarradinhos cantando mais baixo e pessoas que foram sozinhas ao festival super animadas vibrando a cada canção. Algumas músicas merecem destaque, como por exemplo “Quero Ser Feliz Também“, “Natiruts Reggae Power” e “Você Me Encantou Demais”. Alexandre Carlo, vocalista do grupo, parou por um momento para conversar com o público e agradeceu à Nossa Senhora da Aparecida e à Yemanjá. Falou sobre as duas serem entidades femininas e desejou boa sorte para a seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo, que será disputada este ano na Austrália e Nova Zelândia.
Assista aqui um resumo do show do Natiruts.
DOMINGO, 23/07
No domingo, 23/07, o evento teve início com o espetacular show de Diogo Nogueira, que não só entregou muita habilidade, mas também entregou energia e carisma. O artista apresentou uma setlist de músicas que marcaram sua história no samba. O cantor vibrou junto com o público presente e reforçou, mais uma vez, por que é considerado um dos maiores nomes de sua geração e o que o levou ao palco desse festival.
Assista aqui um resumo do show do Diogo Nogueira.
A segunda atração do dia foi Xande de Pilares, que veio para abrilhantar o Festival de Inverno do Rio. Ninguém conseguia ficar parado diante de sua presença marcante, de seu vozeirão e do sorriso que estampava em todas as músicas. Em um dos momentos emocionantes, o cantor convidou Padre Omar ao palco para agradecer a grande campanha de agasalhos para moradores de rua, uma prática incentivada pelo próprio festival. Juntos, eles celebraram e cantaram uma das grandes canções do grupo Revelação, a música “Tá Escrito“. Xande conseguiu reunir todos os sentimentos em suas músicas, proporcionando um show emocionante, enérgico e inesquecível para todos os presentes.
Assista aqui um resumo do show do Xande de Pilares
E, para encerrar o festival, Belo entrou para mostrar que, sem dúvida alguma, nasceu para os palcos, pois além de entregar performances inesquecíveis, sabe conduzir o show com maestria. Desde a forma como as músicas se interligam durante a apresentação até a habilidade em levantar o público e fazer com que todos presentes cantem bem alto suas letras românticas. As canções “Reinventar” e “Perfume” ganharam destaque com o coro emocionante da plateia, que as entoou com toda a sua força. Foi uma maneira espetacular de mostrar porque o nome do Festival de Inverno ganha força ao passar dos anos.
Assista aqui um resumo do show do Belo.
Estar presente no Festival de Inverno do Rio foi uma honra, e foi extremamente prazeroso testemunhar como o Rio de Janeiro merece festivais que traduzam a cidade maravilhosa como ela merece, que acolham o público de forma genuína, proporcionando conforto, praticidade e segurança. Esperamos que eventos como esse continuem a a crescer, celebrando a música e a cultura de forma memorável, fortalecendo ainda mais o cenário artístico da cidade e permitindo ainda mais momentos inesquecíveis.
Cobertura realizada por Bia G Daflon e Henrique Osias.