Créditos da imagem de destaque: Bruna Brandão
Falta bem pouco pro festival Sarará fazer história em Belo Horizonte. Com um line-up de grandes nomes para todos os gostos, a décima edição do evento acontece no dia 26 de agosto, no Mineirão. Marisa Monte convida Arnaldo Antunes; Jorge Aragão, Timbalada, Julia Mestre canta Rita Lee, Fat Family, Rubel convida MC Carol, Johnny Hooker canta Marília Mendonça, LAGUM, Rico Dalasam convida Kaike, Urias convida Paige e Ebony, MC Cabelinho, Leall, MC Rick, Slipmami, Tasha & Tracie convida Onnika e Iza Sabino, Caio Luccas, Brisaflow, Gordão do PC, e WS da Igrejinha, além das labels Love Paranoia, Mientras Dura, Baile Room, Baile da Bôta e 101Ø.
Uma das novidades será um cortejo de abertura com a banda Timbalada e três blocos carnavalescos belorizontinos “Angola Janga”, “Então, Brilha!” e “Juventude Bronzeada”. A união entre os carnavais de Salvador e Belo Horizonte será uma grande celebração, a partir de 12h, abrindo alas para o festival. O encontro começa na pista do evento, próximo ao acesso da Avenida Oscar Pascoal (esquina com Avenida Rei Pelé) e seguindo até o palco principal onde, logo após, acontecerá o show do Timbalada.
“Estamos finalizando todos os detalhes para fazer da décima edição do Sarará um evento único. A cada ano pensamos com carinho nas atrações e em toda experiência de ser um dia especial. Trazemos atrações para todos os gostos e queremos que todes se sintam representados no festival”, diz Bell Magalhães, diretora executiva do Sarará.
O Palco Paredão é um dos espaços mais concorridos do Sarará. O local fortalece além do trap e rap, que são um dos maiores gêneros da cena eletrônica atual, o funk de Belo Horizonte, que está ganhando cada vez mais evidência, com artistas conquistando o topo das paradas. Nesta edição, a curadoria do festival vai levar MCs de funk de BH relevantes para a cena brasileira, como MC Rick, WS da Igrejinha e Gordão do PC, mostrando toda potência da música local. Mc Cabelinho, Caio Luccas, Slipmami, Brisa Flow, Tasha & Tracie,= e Leall são os nomes que completam este palco.
Outro diferencial do Sarará é o vídeo manifesto, retratando a essência do evento. Neste ano, um dos assuntos pilares na construção deste que é um dos principais festivais do país é o “despertar” e o material audiovisual propõe viver o presente — no reencontro, na descoberta, na coragem do peito aberto e na beleza do sorriso frouxo. As cenas falam sobre conexão entre pessoas com todos os credos, de várias cores, com todas as orientações sexuais e com vivências e perspectivas múltiplas. A ideia é trazer o “despertar” de dentro pra fora, com mente aberta para um futuro potente.
O festival possui o Espaço Energia Sarará, onde os fãs encontram acolhimento e escuta. Nessa área, o festival conta com uma equipe de atendimento especializada em redução de danos para receber pessoas em alguma situação de estresse psicológico, crise de ansiedade ou a famosa “viagem errada”. Sem julgamentos, com segurança e conhecimento, a equipe de psicólogas e psicólogos oferece cuidado.
Também nessa área, o público encontra um conjunto de ações de autocuidado baseadas nas políticas públicas do SUS para prevenir e/ou diminuir os efeitos indesejáveis causados pelo consumo de álcool e outras substâncias. A equipe de Redução de Danos ou Posso Ajudar alerta sobre beber água, se alimentar bem, observar o ambiente, descansar e se recuperar, usar camisinha – inclusive, é distribuída gratuitamente no festival; evitar misturas de substâncias, entre outros.
Para ser um evento ainda mais inclusivo, a produção pensa em cada detalhe de acessibilidade para realmente ser um evento para todes. “A acessibilidade é um ponto mega importante do nosso planejamento e ela compõe a estrutura do nosso festival desde sempre. Por isso, nossas áreas prioritárias — antes chamadas de áreas PCDs — são elevadas e próximas dos palcos, proporcionando visibilidade e conforto para as pessoas que precisam”, completa Bell.
O Sarará recebe na área prioritária pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência visual e até gestantes. Pessoas surdas também podem ter acesso ao espaço, já que ele tem vista privilegiada para os intérpretes de libras. Há ainda disponível cardápio em braile e técnico para consertos de cadeiras de rodas no Espaço Energia Sarará. O evento conta com uma equipe capacitada — que fica logo na entrada da pista — para a recepção de pessoas com dificuldade de locomoção.
A ideia é fazer um festival único, com uma experiência completa, reforçando a potência da música brasileira. Confira a programação:
12h – Cortejo Timbalada (pista)
Palco Jameson
12h30 – Timbalada
14h15 – Julia Mestre canta Rita Lee
16h05 – Fat Family
18h05 – Rubel convida MC Carol
20h15 – LAGUM
Palco Amstel
13h10 – Rico Dalasam convida Kaike
15h10 – Johnny Hooker canta Marília Mendonça
17h – Jorge Aragão
19h10 – Urias convida Ebony e Paige
21h20 – Marisa Monte convida Arnaldo Antunes
Palco Paredão
12h – Crias da Música
12h45 – Caio Luccas
13h45 – Brisa Flow
14h45 – Gordão do PC
15h45 – Slipmami
16h45 – Leall
17h45 – MC Cabelinho
19h – MC Rick
20h – Tasha & Tracie
21h15 – WS da Igrejinha
Clube Sary
12h – Love Paranoia
14h – Baile da Bota
16h – Baile Room
18h – 101Ø
20h – Mientras Dura
> Serviço geral:
- Abertura dos portões: 12h00
- Acessos:
- Pista: Avenida Coronel Oscar Paschoal, esquina com Avenida Rei Pelé.
- Área Open Bar: Avenida Rei Pelé, próximo à Avenida Abrahão Caram.
- Como chegar: A Sette Turismo é uma empresa parceira do festival e vai fazer o transporte oficial do evento a partir de 4 pontos da cidade (Centro, Savassi, Barreiro e Buritis). O bilhete custa R$35 por trecho e os participantes podem comprar através da Sympla.
> Gastronomia:
O festival vai contar com um coletivo de foodtrucks com comidas para todos os gostos e bolsos. Vai ter hambúrgueres (com opção vegana), empanadas, pastel, pipoca, creme de açaí, batata frita no cone, pizza, macarrão na chapa, churros, alfajor, brownie, algodão doce, torta no pote, cone trufado, suco natural e chup-chup.
Os food trucks presentes serão Gran Batata, Açaí Country, Pizza Sur, Fornatta, Black Truck, Bronx Burguer, Cantina Tempero Mineiro, Dip’s Burguer, Na Estrada Burguer, Aquarella Gourmet, Churros e Cia, Daspu, Rock City, Let’s Alfajor, Minas Pipoca e Tiki Bike.
> O que pode ou não levar:
- Comidas: Dois (02) snacks por pessoa com embalagem lacrada (bolachas, salgadinho, barra de cereais, entre outros) e até duas (02) frutas pequenas por pessoa, sem qualquer embalagem rígida.
- Bebidas: É permitida a entrada de água em copo com embalagem lacrada (até três (03) unidades por pessoa). Não é permitida a entrada de garrafas, mesmo que plásticas.
- Remédios: Pode sim, desde que o remédio esteja lacrado na embalagem e não em porta-comprimidos que dificultem a sua identificação. Se for remédio manipulado em embalagem de tampa/rosca, você terá que levar a receita.
É proibida a entrada de bebidas alcóolicas.
Outros itens que podem entrar com você na sua mochila:
- Copo reutilizável, desde que não seja de vidro e não tenha marca.
- Filtro solar/labial
- Creme para pele em embalagem plástica
- Desodorante (roll-on ou creme apenas)
- Mochila/ Bolsa
- Capa de chuva
- Canga
- Bonés, chapéus, toucas
- Carregador portátil
- Go-pro
- Pente de cabelo de plástico
Itens que NÃO PODEM entrar:
- Camelbak
- Drone
- Pente de metal
- Computadores e notebooks
- Câmera semi ou profissional
- Computadores, gravadores
- Garrafas de plástico (com ou sem tampa)
- Bebida alcoólica
- Latas de refrigerantes, sucos, cervejas etc.
- Qualquer objeto com vidro
- Correntes e pulseiras pesadas
- Capacetes
- Itens inflamáveis/ spray (desodorantes, produtos de cabelo, perfumes etc.)
- Substâncias ilícitas
- Cadeiras/banquinhos (ou qualquer tipo de assento com material rígido)
- Guarda-chuvas de qualquer tamanho
- Cartazes em papelão e suporte de madeira
- Isopor ou cooler
- Objetos cortantes e/ou pontiagudos (tesoura, estiletes, pinças, facas, garfos, canivetes, cortadores de unhas, alicates etc.)
- Materiais ou objetos que possam causar ferimentos
- Fogos de artifício
- Bandeira com mastro
- Animais (exceto cão-guia devidamente identificado e acompanhado de portadores de deficiência visual)
> Sustentabilidade
- Copos reutilizáveis à venda e copos de papel biodegradável. O festival ainda permite a entrada com copo reutilizável, desde que não seja de vidro e não possua marca.
> Responsabilidade social:
- Crias da Música: capacitação em parceria com o Filtr (Sony) para mulheres negras
- Intérpretes de libras em todos os shows
- Espaço Energia Sarará: equipe de psicólogos especializada em Redução de Danos e acolhimento para casos de assédio.
- Parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte: o festival vai fazer repasse dos alimentos arrecadados através da meia-entrada e a Santa Casa vai estar presente no festival com uma equipe especializada em Redução de Danos e insumos para atendimento.
- Área Prioritária: para pessoas com deficiência, baixa mobilidade, gestantes e lactantes.
- Acessibilidade em todo o festival para pessoas com baixa mobilidade e cadeirantes.
- Envio de ingressos para população de baixa renda.
- Envio de ingressos para comunidade surda.
- Conteúdos focados na comunidade surda.
- Lista Trans e Não-binária
- Semana das Marias: repasse de porcentagem da venda de ingressos durante uma semana pra Casa das Marias (casa de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica)
Serviço
Festival Sarará
Local: Esplanada do Mineirão
Data: 26 de agosto
Horário: de 12h às 23h59
Instagram: @festivalsarara
Twitter: @sararafestival
Site: www.festivalsarara.com.br
Venda de ingressos: www.sympla.com/festivalsarara