O show deste sábado (07), foi marcado como o último de Nicko McBrain na bateria e reafirma Iron Maiden como a maior banda de heavy metal da história
Mesmo quem não é fã de metal já ouviu falar do Iron Maiden. Até quem nunca escutou uma música da banda reconhece sua grandiosidade, algo que ficou evidente após duas noites de ingressos esgotados no Allianz Parque, em São Paulo.
O sexteto inglês, liderados por Bruce Dickinson nos vocais e Steve Harris no baixo, trouxe os dois últimos shows da “The Future Past Tour” para o Brasil. Os shows são centrados nas músicas do álbum Somewhere In Time (1986) e no mais recente trabalho da banda, Senjutsu (2021).
A “The Future Past Tour” proporciona uma experiência única, trazendo canções que não eram apresentadas há anos e outras que nunca haviam sido tocadas ao vivo. Tal setlist deixa de lado alguns hits clássicos da banda, como Run to the Hills e The Number of the Beast.
Os dinamarqueses do Volbeat ficaram responsáveis pelo show de abertura que iniciou pontualmente às 19h10, sob leve garoa. Iniciando os trabalhos com o grande hit The Devil’s Bleeding Crown, a banda segurou bem o público com seu setlist de 12 músicas.
A Donzela de Ferro subiu ao palco e entregou mais do que um show! Uma experiência sensorial única para todos os fãs que estavam presentes no Allianz Parque. Com efeitos visuais, fogos, telões “interativos” e luzes, a atmosfera do palco é perfeitamente montada para criar uma noite memorável.
E depois de tanto tempo cantando e tocando juntos, a sintonia dos músicos é nítida. Os guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers são um show a parte e o baterista Nicko McBrain completa a banda de forma ímpar.
Além de ser o último show dessa turnê, a apresentação de ontem foi marcada por também ser a última do baterista Nicko, após 42 anos exercendo essa função com maestria. O show no Allianz foi transformado numa grande comemoração, com direito a homenagem do Bruce para o baterista, antes de iniciar a terceira música do setlist, “The Writing On The Wall”.
“Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de dar um passo para trás da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.”
Nicko McBrain via Instagram
Com uma tour mundial comemorativa de 50 anos da banda anunciada para 2025 e 2026, o Iron Maiden já divulgou seu novo baterista. Simon Dawson, que trabalha com Steve Harris desde 2012, assumirá as baquetas para a tour “The Run For Your Lives Tour”.




Mesmo com todos os membros beirando os 70 anos, Iron Maiden prova a cada performance, ser a maior banda de heavy metal da história, lotando arenas e conquistando público de diversas idades e gerações. Na apresentação de ontem, era fácil encontrar famílias completas, com camisetas da banda, cantando a plenos pulmões cada música.
Em meio ao público, a sensação era de amor pela banda e pelos seus integrantes, algo como uma religião para os fãs, que com certeza, já estão no aguardo das datas da “The Run For Your Lives Tour” aqui no Brasil.